Tudo o que sabemos sobre o funeral da rainha Elizabeth 2ª

Amanhã, chega ao fim o velório público da rainha Elizabeth 2ª, e líderes políticos se reúnem em Londres para o funeral da monarca.

Serão ministradas duas cerimônias funerais: uma às 7h no horário de Brasília, para cerca de 2 mil convidados, e outra ao meio-dia, para 800 convidados. Veja tudo o que sabemos sobre a ocasião.

Quando acontece o funeral da rainha Elizabeth 2ª?

O funeral da rainha Elizabeth 2ª para chefes de Estado acontecerá amanhã às 11h no horário local, 7h no horário de Brasília. Outra cerimônia, mais restrita, acontecerá às 16h de Londres, meio-dia de Brasília.

Quem foi convidado para o funeral da rainha Elizabeth 2ª?

Para a primeira cerimônia, são cerca de 2 mil convidados. Além da família real britânica, também estão na lista os chefes de Estado dos países com quem o Reino Unido mantém relações diplomáticas — inclusive o presidente Jair Bolsonaro (PL) —, membros de outras famílias reais europeias e servidores públicos.

Não foram convidados para o funeral os representantes da Síria, Venezuela, Afeganistão, Rússia, Bielorrússia e Mianmar. A Coreia do Norte e a Nicarágua foram convidadas, mas poderão enviar apenas embaixadores, não chefes de Estado.

Já o segundo funeral terá apenas 800 convidados: a família real, representantes dos países do Commonwealth e funcionários da rainha.

Como será o funeral com chefes de Estado?

A primeira cerimônia acontecerá na Abadia de Westminster, no mesmo quarteirão do local onde o corpo está sendo velado. As portas serão abertas para os convidados às 8h no horário local, 4h de Brasília.

O caixão da rainha sairá do Palácio de Westminster às 10h44 locais (6h44 no horário de Brasília) na carruagem da Marinha Real, acompanhado de 142 marinheiros. A última vez que a carruagem foi utilizada foi em 1979, no funeral de Lorde Mountbatten, tio do príncipe Philip.

Às 11h, o corpo chegará na Abadia de Westminster. Foi lá que Elizabeth 2ª se casou com Philip em 1947 e foi coroada rainha em 1953.

Durante a cerimônia, a primeira-ministra Liz Truss deve fazer um discurso, e o evento terminará às 16h de Brasília com dois minutos de silêncio em homenagem à monarca.

Onde será o segundo funeral?

O segundo funeral acontecerá na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. Após o funeral na Abadia de Westminster, o caixão será conduzido até o Arco de Wellington numa procissão de 45 minutos liderada pela polícia montada canadense.

O cortejo também terá representantes das forças armadas do Reino Unido e dos outros países do Commonwealth, da polícia e do serviço nacional de saúde.

O caixão será levado num carro fúnebre do Arco de Wellington até o Castelo de Windsor, de onde sairá outra procissão em direção à Capela de São Jorge. Lá, acontecerão o segundo funeral e o enterro da rainha.

Como será o segundo funeral?

A segunda cerimônia representará o final do reinado de Elizabeth 2ª. A Coroa Imperial do Estado, o cetro e o orbe serão retirados de cima do caixão pelo joalheiro real.

Uma missa será celebrada e, às 16h45 de Londres (12h45 de Brasília), a rainha será enterrada ao lado de seu marido, Philip, e de seus pais e irmã.

Como acompanhar o funeral da rainha Elizabeth 2ª?

Do Brasil, será possível assistir ao funeral ao vivo através das transmissões online do ITV e da BBC. Ambas são gratuitas, mas exigem que o usuário crie uma conta.


Fonte: https://tvefamosos.uol.com.br
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo. Aceitar Leia Mais

0
Comente!x
()
x